quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Maquiagem para iniciantes, passo a passo

Um tutorial com passo a passo de make, para quem é iniciante poder se maquiar de forma correta e bonita.


Muitas mulheres tem medo de usar a maquiagem por não saber como se maquiar, ficam com receio de errar ou exagerar na hora de aplicar os produtos. Por isso fizemos esse tutorial completo e detalhado, reunindo algumas dicas para ensinar o passo a passo de como se maquiar sem cometer erros e exageros.

Obs: Você pode pular alguma etapa do passo a passo se quiser, e fazer uma make com os passos que você achar que deve, esta matéria é apenas uma sugestão mais completa para uma maquiagem que pode ser usada durante o dia ou mesmo que pode ser modificada em alguns detalhes para ser usada à noite.

Para você poder se orientar esse mapa com as regiões dos olhos e seus nomes específicos usados na maquiagem vão ajudar a reconhecer o lugar certo para maquiar.




Limpando a Pele

Comece prendendo o seu cabelo para que ele não te atrapalhe. Depois comece preparando a pele, lave muito bem o rosto com o produto de sua preferência. (Mary Kay tem ótimos produtos para isso) Use um adstringente ou um tonificante, conforme as necessidades de sua pele, e por fim, hidrate o seu rosto! Sim, a hidratação é indispensável e apenas em uma pele bem hidratada é possível fazer uma maquiagem que fique com um bom acabamento. Se a sua pele for oleosa, deverá ser hidratada também. Preste muita atenção na hora de escolher o produto para hidratar uma pele oleosa: escolha sempre os hidratantes em gel, com fórmula oil free. Agora o seu rosto já está pronto para receber a preparação para a maquiagem.

A pré Maquiagem: Primer

O Pré-maquiagem ou Primer, como é conhecido no mercado, é a nova vedete para preparação da pele antes de se maquiar. Está todo mundo falando e querendo pois é ele quem chega para solucionar essa questão de uma forma muito simples: preparar a pele para receber a maquiagem, atenuando as linhas de expressão e contraindo poros dilatados.

Passo a passo da Maquiagem
1º Passo: O corretivo

Comece a maquiagem utilizando um corretivo do mesmo tom da sua pele para cobrir olheiras, espinhas e outras manchas ou imperfeições que você queira disfarçar. É muito importante tomar cuidado na hora de comprar o corretivo: use a pele do rosto para descobrir qual a cor certa, nunca a das mãos! O nosso tom de pele varia conforme a região do corpo e o corretivo deve ser do tom certo para nosso rosto. Se o corretivo for cremoso, em bastão, aplique com os dedos, dando batidas suaves para uniformizar o efeito. Se for liquido, tente começar a usar um pincel para que a aplicação tenha um acabamento perfeito. Sempre que usar um pincel para maquiagem em pó, bata o pincel de leve na borda do produto, para remover o excesso. Use uma quantidade pequena, é muito mais fácil acrescentar mais caso seja necessário do que remover o excesso. Uma boa dica pra quem tem muitas olheiras é o corretivo amarelo, que pode se ajustar com a cor da sua pele quando você passar a base.

2º Passo: Base

Depois do corretivo, use uma base, também do tom da sua pele, para uniformizar a pele. Existem bases em pó, que são melhores para as peles oleosas, bases líquidas, que tem melhor acabamento e algumas com fórmula oil free e filtro solar, e bases cremosas. Com o tempo você vai descobrir qual é o tipo mais adequado para você. As bases podem ser aplicadas com pincel ou esponja e devem ser distribuídas pelo rosto todo. É normal que alguma parte do rosto precise de mais base do que outra. Novamente, use pouco e vá corrigindo depois.

3º Passo: Pó


O pó ajuda a fixar os produtos que serão aplicados, sem falar que deixa a pele com um acabamento aveludado. Recomendado, principalmente, para as mistas e oleosas. Uma leve camada depois da base é suficiente .Ele pode ser compacto ou não, e deve ser aplicado com a esponja ou o pincel, para dar um acabamento matte e aveludado para seu rosto.

4º Passo:Sombra iluminadora
 

Para iluminar os olhos usamos sombras nas cores peroladas e doadoras de brilho. Há dois importantes pontos para iluminar: embaixo das sobrancelhas e no canto interior dos olhos.

5º Passo: Sombra

Para aplicar a sombra, segure uma pálpebra fechada e passe o pincel onde você consegue perceber que está seu globo ocular, sem ultrapassar o côncavo. Apenas com isso você já perceberá uma diferença enorme no seu visual.Escolha uma cor um tom acima da sua pele. Assim, fica mais sutil e chique. Que quiser um visual mais elaborado escolha dois tons de sombra, uma mais clara e outra mais escura. Com uso de duas cores a aplicação da sombra começa com as cores mais claras pela parte interna das pálpebra móvel. Com uma sombra mais escura deve-se começar por fora. Quando molhamos o aplicador para passar a sombra brilho intensificamos a cor. Porém, ela pode ser usada sozinha ou aplicada sobre a sombra compacta.

6º Passo: Lápis para sobrancelhas


Defina suas sobrancelhas com um lápis ou sombra compatível com a cor da sua pele e do seu cabelo.

7º Passo: Delineador

O ideal é ter segurança para fazer a aplicação para não ocorrer acidentes. Comece com um traço fino e firme sempre de dentro para fora, na parte superior dos olhos ,se preferir puxe até um pouco mais acima.O uso do delineador não é obrigatório, você pode usar o lápis como a foto abaixo.

8º Passo: Lápis de Olhos


Passe com firmeza na parte inferior dos olhos, para um look ousado prefira o preto, se for para ficar mais natural opte pelo marrom.( se você não for usar o delineador, pode passar o lápis em cima e embaixo, com isso os olhos ficam mais suaves, se for usar o delineador, passe só na parte de baixo).

9º Passo: Máscara Preta

Valorize o olhar com uma máscara preta,use também uma camada de rímel nos cílios. Aplique o rímel empurrando os cílios para cima, para que eles fiquem curvados, e realizando um movimento de vai-e-vem, para que não fiquem grudados.

10º Passo: Blush


Vale lembrar: Para uma maquiagem básica você deve escolher um blush adequado ao tom da sua pele e usar apenas uma tonalidade de sombra na pálpebra móvel. Para aplicar o blush use um pincel específico e sorria. Aplique pouco, com movimentos suaves e na diagonal, na parte do rosto que se destacar quando você sorrir.

Aplique um blush rosa, mas se sua pele já for rosada, uma boa sugestão é o blush laranja-transparente. Deve ser aplicado de forma discreta. Retire o excesso, dê um leve sorriso e aplique com leves pinceladas em movimentos ascendentes na região que ficou saliente.

11º Passo: Batom

Passe um lápis de contorno de lábios em torno da linha da boca para dar um acabamento e com o pincel para lábios preencha os lábios com o batom, tire o excesso com um lenço de papel apertando-o entre os lábios suavemente e finalize com um gloss incolor para iluminar.

Vale ressaltar que mulheres com lábios muito finos devem escolher marrons transparentes e mais claros.Se for usar brilho labial, aplique no centro dos lábios uma quantidade satisfatória deixando espalhar voluntariamente para o resto dos lábios.

Dica: Para a maquiagem não ficar pesada, a dica é: quando os olhos estão realçados escolha um batom neutro ou cor clara, e quando os olhos estiverem pouco marcados realce seus lábios com cores fortes e vibrantes.

Um passo a mais


Às vezes uma simples mudança pode transformar um rosto. Como por exemplo um batom de cor mais intensa, criando uma boca mais forte, mais definida que adiciona impacto surpreendente. Os olhos podem ganhar uma camada de sombra preta ou mais escura, sem exageros e se preferir carregar mais nos olhos lembre-se de usar uma boca menos impactante.
Claro que, dependendo do lugar que você vá, o make pode ser mais ou menos carregado, use o bom senso!
Esta etapa é fácil e te deixa pronta para uma make que antes era para o dia e que se transforma para a noite, assim você passa do casual ao vistoso, e de elegância discreta a intensa!

Espero que tenham gostado! :) Beeijos, Karol Casagrande.

Um comentário:

Ana Raíssa Joaquim disse...

As dicas são legais Karol, mas discordo com algumas coisas. O Tonico pode ser adstringente, mas o adstringente não é um único produto. E o Tonico serve para regular o potencial de hidrogênio e deve ser aplicado por último em qualquer limpeza. Acredito tbm que a base deve ser o primeiro passo da maquiagem. Pois como o nome já diz, base. O corretivo é um produto cosmético que possui muito "talco" na formulação, pois precisa de maior cobertura. Portando a pele não absorve o produto. Se passar corretivo antes da base a pele só absorverá nas regiões onde o mesmo não foi aplicado por baixo. Isso fará com que a pele fique marcada. Estou acompanhando o blog e adorando. Parabéns!