segunda-feira, 8 de abril de 2013

O jeito é dar o primeiro passo

Maquiagem não se aprende da noite pro dia, e NINGUÉM nasce sabendo. Nem mesmo maquiadores profissionais... O jeito é aprender o básico e praticar MUUUUITO... e CLARO, cuidar da pele é fundamental sempre. Então meninas, não importa o quando se seja bom em maquiar, em quantos produtos ótimos usarem. Se não retirarem tooooda a maquiagem depois não há pele que resista.



  As etapas fundamentais para preparação da pele são sempre as mesmas.

1. Limpeza da pele
2. Tonificação
3. Hidratação (ou nutrição)

Seqüência de maquiagem:
Após a preparação da pele, a maquiagem deverá ser feita na seguinte seqüência.

 1. Corretivo
2. Base
3. Pó facial
4. Sombra
5. Delineador
6. Rímel
7. Gel para sobrancelhas
 8. Blush
9. Batom
10. Pó iluminador


Vamos agora saber um pouco mais sobre cada um!!

        Corretivo
Para amenizar olheiras, sinais de nascença, acnes e pequenas imperfeições. É recomendável escolher um corretivo num tom mais claro que o da pele e aplicá-lo antes da base. Aplique corretivo embaixo dos olhos e nas eventuais imperfeições da pele, com pequenos toques, da parte interna para a parte externa das pálpebras, espalhando depois com as pontas dos dedos ou com uma esponja úmida.

Atenção: corretivo demais destaca os pés-de-galinha. Aplique também nos cantos do nariz. Pode ser usado diariamente, mesmo na área sensível do contorno dos olhos, ficando desta forma perfeitamente protegida e permitindo uma melhor aderência do pó facial e da sombra.

        Base
É o elemento principal de qualquer maquiagem. É necessária que tenha uma textura fina, translúcida, uniforme e luminosa, com tonalidade similar a pele, o que pode ser verificado colocando uma gotinha na parte interna do pulso e espalhando para ver se o tom é semelhante. Com os dedos coloque um pouquinho de base na testa, faces, nariz e queixo. (sem esquecer do pescoço e lóbulo da s orelhas). Espalhe com esponja seca ou levemente umedecida, com movimentos descendentes. Se desejar, depois pressione todo o rosto com papel absorvente. O contorno dos lábios também deve ser coberto com base.

        Pó facial e pó compacto
 A finalidade do pó facial é fixa a base da maquiagem e dar um acabamento mate, principalmente nas áreas do rosto com maior tendência para oleosidade (zona “T”: queixo, nariz e testa). Deve ser aplicado com pincel para pó espalhando por todo o rosto, em seguida retire o excesso de produto com pincel especifico.

O pó compacto deve ser usado com uma esponja limpa e seca para retoques após algumas horas, para reduzir o excesso de oleosidade e reavivar a maquiagem.

        Sombras
Devem ser aplicadas com pincel adequado, esfumando bem tendo o cuidado de não deixar marcada. No caso de usar mais de uma cor de sombra, prefira as sombras-duo que são sempre harmônicas.

        Delineador ou Lápis
Se aplicado traçando uma linha fina junto a raiz dos cílios você ira obter um efeito mais natural. Pode esfumar o lápis com pincel ou com as pontas dos dedos, com suavidade. Durante o dia use somente traços finos junto a raiz dos cílios, sem ultrapassa o canto dos olhos, sempre puxando o traço para cima.

         Rímel
Tem a finalidade de dar volume e alongar os cílios. Deve ser aplicado acompanhando a forma natural dos cílios, no sentido da raiz para as pontas. Sempre que aplicar mais de uma camada, deixe secar antes de fazer uma nova aplicação. Para remover pequenos excessos, faça-o com a ponta de um cotonete. Separe as pestanas com pente apropriado ou com aplicador seco.

         Gel para sobrancelhas
O gel incolor é utilizado para fixar o formato das sobrancelhas. Para corrigir falhas ou imperfeições deve-se usar sombra (ou lápis) preta (no caso de pele morena) ou marrom (para peles claras), com pincel de sombras levemente umedecido. Lembre também que a cor deve harmonizar com a cor dos cabelos.

         Blush
O objetivo do blush é acentuar o colorido e dar efeito saudável. Também atua como sombreador e corretivo. Aplicar nas maças do rosto (até as têmporas), nas “asas” do nariz e queixo. Na maquiagem do dia-a-dia deve ser aplicado em quantidades bem pequenas, para seguir um aspecto leve e natural. É importante que o blush e o batom sigam a mesma gama de cores.

         Batom
Além de dar brilho, colorir e realçar, também pode modificar o desenho dos lábios e corrigir pequenas imperfeições. Antes da aplicação do batom, como já foi mencionado anteriormente, deverá ter sido aplicado corretivo, base e pó facial. Por cima faça o contorno dos lábios com um pincel apropriado. Com isto, além de durar mais, a cor fica mais intensa. Para aumentar a fixação, após a primeira aplicação pressione um lenço de papel sobre os lábios e aplique novamente o batom.

      Pó iluminador

O acabamento da maquiagem é feito com o pó iluminador, aplicado com pincel próprio na testa, alto do nariz, queixo e nos maxilares.


 
Dicas Práticas

· Espinhas: corretivo mais claro e depois uma leve camada de base no tom da pele.
· Maxilares grandes: corretivo escuro na parte saliente em seguida passe a base no tom da pele normalmente em todo o rosto.
· Para o batom durar mais aplique-o normalmente, tire o excesso levemente com um lenço de papel e em seguida passe uma segunda camada.
· O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto e puxado sentido as têmporas para dar o efeito de afinar e modelar o rosto! Para facilitar a aplicação você pode sorrir para visualizar melhor a área que deve aplicar o blush e não sair desta área.
· Se você exagerou na sombra, aplique cor de boca nos lábios.

Nenhum comentário: