segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cutículas, como cuidar para ter unhas impecáveis?

 

Mexer no computador, com papel, lavar louça, cuidar da casa ou dos filhos são tarefas que não combinam com unhas saudáveis e hidratadas. Uma pessoa usa tanto as mãos, ao longo de cada dia de sua vida, que fica fácil esquecer o quanto os dedos e unhas são importantes. Sem unhas saudáveis, porém, os sensíveis dedos perdem a única blindagem de que dispõem contra o uso e abuso diário. E unhas fortes e sem dores requerem cuidar bem das cutículas.

Esse pequena faixa de pele existe na base de cada unha da mão e do pé, e sela o ponto de conexão entre as unhas e o corpo. Com a mudança dos hábitos de higiene pessoal nas diversas culturas, muita gente desenvolveu o hábito de cortar as cutículas.

Retirá-las é trabalhoso e prejudicial às unhas, afinal, ela é uma barreira natural para as bactérias e os fungos. 


Cortar as cutículas em nome da beleza pode ter consequências adversas. Roer as cutículas faz com que os cortes e rasgões resultantes se encham de bactérias, o que tampouco melhorará a saúde das unhas. Muitos médicos estão convencidos de que cortar cutículas e outras formas de maltratar as unhas aumentam as chances de inflamação ou infecção. Além disso, cortar as cutículas pode fazer com que a condição geral dos dedos e mãos se deteriore. Algumas pessoas desenvolvem infecções agudas ou crônicas na base das unhas, que requerem tratamento médico. E aqueles que passam por infecções repetidas podem terminar com unhas tortas, encravadas ou irregulares. 

Para conseguir um bom resultado, é essencial mantê-las sempre muito hidratadas. As cutículas não representam uma parte inútil da estrutura dos dedos. Ajudam a proteger as novas células de queratina de danos enquanto elas amadurecem e estendem o comprimento das unhas.

Como cuidar delas???

1. Retire todo o esmalte e lave bem as mãos. Esfolie toda a região das cutículas com um esfoliante para as mãos ou se você não tiver um facial também resolve.

2. Enxágue bem e aplique um creme hidratante. Envolva as mãos em uma luva ou em filme de PVC e deixe agir por 20 minutos.

3. Depois de retirar todo o creme, empurre delicadamente as cutículas com um palito de laranjeira ou similar. 

4. Para finalizar, aplique uma base fortalecedora e o esmalte. Não se esqueça de hidratar as mãos ao longo do dia.

Eu já entrei nessa onda!!!

Uma dica para vocês é usar o Kit Mãos de Seda da Mary Kay. É um kit completo para a saúde das mãos.
O kit é composto por Creme Extra Emoliente, Creme para as mãos e Esfoliante para as mãos Satin Smoothie. Está disponível em duas versões: Pêssego e Sem Frangância.


Meninas, é uma decisão difícil e cada um tem a sua opinião. Eu entrei nessa, é mais simples e mais sadio. No começo é feio, mas aos poucos e hidratando direitinho elas ficam lindas!!! :) Beijo, Karol Casagrande.

Nenhum comentário: