quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro Rosa, todos nesta causa!


A deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB)  conseguiu o aval do governador Raimundo Colombo para transformar o seu projeto 16.028, de 21 de junho de 2013, em lei estadual. Desse modo, em 90 dias, Santa Catarina adota o  Outubro Rosa como o mês em que serão intensificadas  ações preventivas a saúde da mulher, como campanhas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, às doenças sexualmente transmissíveis e às afecções ginecológicos mais comuns.
O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é o mês de mobilização no Brasil e em todo o mundo para a detecção precoce do câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No entanto, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico pode ser controlado.
O câncer de mama é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano, segundo dados oficiais. Para transformar esse panorama, é importante investir cada vez mais em ações de controle e prevenção da doença, além de campanhas de informações sobre o problema.

ORIGEM:
O movimento Outubro Rosa surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1997, e espalhou-se pelo mundo todo, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura da doença.

Em 2010, a preocupação central da campanha no Brasil foi justamente divulgar que toda cidadã brasileira tem o direito a fazer o exame de mamografia.

É importante lembrar que o principal instrumento para a detecção precoce da doença é a mamografia, um exame que pode ser realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Lei 11.664/08, que entrou em vigor em 29 de abril de 2009. Lamentavelmente, segundo estimativas do Inca, mais de 49 mil novos casos de câncer de mama devem ser confirmados no Brasil em 2011.

Santa Catarina entrou no espírito rosa também, fazendo em algumas cidades pontos ROSA. Vamos conferir algumas dessas paisagens agora rosa?

Cristo Rei: Balneário Camboriú

Hospital de Blumena
 
Havan em Blumenau também

Ponte Hercílio Luz

Praça XV de Novembro
E minha linda cidade também entrou no espírito rosa!!! Com decoração e iluminação no mesmo clima.


E ai gente, vamos entrar nessa causa e incentivar todas aquelas que amamos a fazer o autoexame. É rápido, fácil e não tem dor. Beijos, Karol Casagrande.

Nenhum comentário: